Planilha de Orçamento: Como planejar o seu Sim!


Sabemos que planejar um casamento do inicio ao fim não é um processo simples. Algumas vezes não sabemos ao certo por onde começar quando pensamos em organizar seja lá o que for, quando o tema não é algo corriqueiro. A verdade é que o segredo está no planejamento; com um escopo certo e organizado com certeza você será uma noiva com zero de cabelo branco e ruga.

Planejar financeiramente o casamento é o inicio da vida financeira do casal, neste aspecto não importa quem irá financiar. O importante aqui a maturidade e a responsabilidade dos dois aplicarem o recurso de maneira correta e sensata, algo muito desafiador. O pensamento deve visar no futuro, para que as despesas de hoje não seja o primeiro problema do casal. Este provavelmente será a evento mais dispendioso das suas vidas, desta forma é interessante que tudo seja pago até a data do seu casamento.

Definir um orçamento total, global e perseguir a meta orçamentária é o que te dará a diretriz para qual caminho seguir, que fornecedores contratar, onde e o que cortar. Envolva todos os “atores” desta cena e eleja o controlador do orçamento. O controlador deve ajudar a controlar as emoções, trazer a racionalidade para o centro da cena e fica atento com as armadilhas do eu mereço. Mas é claro que você merece tudo, entretanto faça uma lista dos seus merecimentos na elaboração do orçamento e não na execução.

1. Planilha orçamentária para um casamento

A primeira coisa que precisa fazer é abrir uma planilha no excel.  Este trabalho eu já fiz para lhe ajudar, então é só baixar. Fazer download.

2. Escolha o tamanho da sua festa

Some todos os valores que possuem para o casamento e estipule seu orçamento total:

Dica:

– Esse é o momento de definir suas prioridades de seus merecimentos e entender o que terá ou não no seu casamento.

– Pode usar o número de convidados como base para definir o orçamento total, ou seja, quanto mais convidados tiver na sua festa mais terá que investir, mas não necessariamente gastará menos se reduzir a lista de convidados.

3. Defina quanto dinheiro pode gastar

Na planilha possui todos os item que precisara em seu casamento, talvez com uma nomenclatura diferente, mas tem todos os itens. Conforme for inserindo as informações poderá ver o peso em percentual para cada item.

Lembrando que não poderá gastar mais que 27% com buffet ,15% foto e vídeo, 10% espaço e 20% com decoração, pois se usar mais do que o planejado irá ultrapassar o valor total que deseja investir.

4. Planeje a contratação de cada serviço

Fluxo de pagamento: Monte seu fluxo de caixa para os pagamentos, tendo como base o valor do fornecedor que quer fechar. A maioria dos fornecedores não financiam valores para após o casamento, então coloque na planilha os valores negociados com seu fornecedor.

Pagamento à vista às vezes pode parecer interessante pelo desconto, mas pode te deixar descapitalizado em um mês que terá que pagar vários outros fornecedores.

Se está se casando fora da sua cidade, não esqueça de considerar custos de frete e hospedagem para os fornecedores.

5. Agende

Agende todos os pagamentos: são tantos fornecedores e tantos pagamentos que pode acabar esquecendo o dia que foi acordado. Para evitar pagar multas, deixe tudo já agendado assim que fechar o contrato.

6. Resumo

Resumo de pagamentos: Na planilha de resumos de pagamentos terá as informações pertinentes para saber quanto ainda tem para gastar.

Um casamento pode variar muito no que tange a valores, tudo vai depender do empenho, sonho e bolso de cada um. As possibilidades são infinitas, mas você precisa saber onde e como cortar e o que não é prioridade para você.

Agora é com o você, faça o download da planilha e seja feliz...

Wagner Oliva fotógrafo de casamento.

 

 

Dicas para escolher o seu fotógrafo de casamento

Como escolher o fotógrafo do seu casamento? Vou lhe ajudar nessa etapa importante, o registro da sua festa mais cara.

Viabilizar o projeto casamento não é uma tarefa das mais fáceis, embora exista prazer em cada etapa das escolhas. Agora, para a maioria, eleger o fotógrafo de casamento para registrar esse momento é uma “tortura”.

Como escolher o fotografo de casamento certo?

Avaliar os trabalhos anteriores, conhecer o espaço do profissional, ver se ele tem cursos e formação na área, enfim, colher informações para saber quem você está contratando. Vale ressaltar que é muito importante também identificar-se com o profissional. Veja se vocês estão na mesma sintonia, na mesma energia. Pois esse profissional vai fazer parte de um momento muito importante da sua vida. Aliás, ele vai conhecer e participar da sua vida.

É mais seguro fazer fotos posadas ou apostar no fotojornalismo?

A mescla dos dois é importante. Isso por que nem todos os casais querem todas as fotos no estilo jornalístico, já que se trata de alguns momentos onde é possível pegar “caras e bocas” e expressões diferentes, que podem não agradar ao longo dos anos futuros. E tudo no mesmo ritmo pode cansar um pouco.  Para o álbum é legal ter as posadas, por ser um modelo de sucesso testado por geração.

Qual critério devemos ter para escolher as fotos para o álbum?

O álbum é para contar a história do casamento, ou seja, os melhores momentos.  Então, ao escolher as fotos é bom observar estes detalhes: o making of, a cerimônia, a festa e tudo mais que os noivos acharem marcantes. Não existe uma obrigatoriedade na escolha, você seleciona conforme o seu estilo e como você se vê na foto. O importante é não deixar de fora o que agrada aos noivos. Cabe ao fotografo de casamento criar um álbum perfeito respeitando as boas praticas de estética e design.

O que fazer quando o casal é muito tímido?

O fotógrafo de casamento precisa arranjar uma maneira, profissional de ser íntimo do casal, desta forma as fotos naturalmente belas aparecem. O fotografo não deve ser um “palhaço”, ele deve ser uma pessoa que saiba encantar as pessoas com suas atitudes, fazendo com que o casal se sinta seguro. Eu brinco, com os casais que converso dizendo que a foto começa no primeiro contato, pois é nesta hora a primeira oportunidade de buscar a essência do casal. O resultado final é surpreendente, porque são nos momentos em que eles não viram que saem as melhores imagens. Um fotografo profissional de casamento tem que ter este comando sobre as cenas.

fotografo de casamento RJ-1.jpg

 

Curadoria das fotos?

Na edição constam as cenas que se tratam da divisão de todo o evento. Dentro das cenas há os melhores momentos, mas também tem a cerimônia na íntegra. Então, as imagens que poderá ver, será a parte que você desejar. Somente os melhores momentos ou íntegra. O fotógrafo de casamento tem que ser capaz de lhe entregar os produtos de forma organizada e de fácil acesso.

Quantos fotógrafos são recomendados contratar?

No mínimo dois fotógrafos de casamento. A ocasião é especial e cheia de detalhes, portanto, merece que nada seja perdido.

Devemos colocar somente fotos do casamento no álbum ou também das sessões de E-Session e Trash the Dress?

Normalmente, as fotos do e-session são utilizadas para livro de assinaturas, quadros, banner, lembrancinhas ou retrospectiva hora da festa. No álbum de casamento o comum é somente as fotos do dia do casamento, desde o making of até a festa.  Mas nada impede o casal ter um álbum de fotografia para as outras sessões, pois as fotos podem ser distribuídas e separadas por álbum.

O fotógrafo de casamento tem que lhe passar segurança, não somente através da retórica, mas lhe apresentando fatos que possam comprovar sua experiência.

10 destinos românticos no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é a grande vitrine do nosso país quando o assunto é o turismo. Nos meses de agosto e setembro com a Olimpíadas e Paraolimpíadas, mais de 500 mil pessoas visitarão o Rio e é claro muitos casais.

Pensando nestes casais separáramos 10 lugares românticos que farão de sua estadia uma experiência ainda melhor.

1.      Ver o pôr do sol no Arpoador.

Como o próprio Cazuza cantava em uma de suas canções, Faz parte do meu show. (Vago na lua deserta das Pedras do Arpoador).

O pôr do sol nas pedras do Arpoador é um ponto de parada que não pode faltar na sua viagem.

2.      Café da manhã no Parque Lage

Romântico, ar bucólico e super fresco para quem foge do calor do Rio de Janeiro. O Parque Lage é cercado por natureza, lagos, cavernas, trilhas e construções antigas, o parque é um antigo engenho de açúcar na época do Brasil Colonial.

Ideal para fazer um passeio matinal e acabar tomando um café da manhã tipo colonial, na cafeteria que está dentro do palacete e caso esteja muito concorrido, dá para fazer um piquenique pelas redondezas.

 

3.      Lagoa

Localizada no coração daZona Sul, tem os bairros de Copacabana, Ipanema, Leblon, Gávea, Jardim Botânico e Humaitá ao seu redor.

Igual ao Arpoador, GRÁTIS e você poder ir quando quiser! Você pode alugar uma bike e aproveitar ainda mais o passeio.

Tem restaurantes de preços variados e quiosque com água de coco por todos os lados. 

4.     Confeitaria Colombo

Se você está de passagem pelo centro da cidade deve parar na Colombo e tomar um delicioso capuccino e um comer um doce divino, lá tem uma grande variedade de doces que valem a pena cada centavo gasto.

 A confeitaria fez parte da historia do Rio de Janeiro e é um lugar lindo.

5.      Bar dos Descasados

Não se assuste com o nome é apesar disso é uma ótima pedida para uma data especial. Esse bar fica dentro do Hotel Santa Teresa, e eu recomendo ir ao fim do dia e ver a cidade se acender, é lindo e super romântico. O preço é um pouco alto, mas que se importa, tudo no Rio é caro mesmo.

6.      Praia Vermelha na Urca

Aquela praia pequena e menos badalada em plena Zona Sul, não à toa é escolhida para inúmeras fotos de noivos. Fica entre o Morro da Urca e o Morro da Babilônia e é agradável para casais.

 Conheça a praia e depois caminhe pela pista Claudio Coutinho, não irá se arrepender.

      7.       Bar Urca

 O destaque no Bar Urca, na verdade vai para uma atração que fica em frente, a Mureta da Urca. A combinação da mureta com o bar tornou o local conhecido para beber uma cerveja gelada à beira-mar.

 Vale a pena ir no final da tarde, pouco antes do pôr do sol. Peça uma cerveja e algum dos petiscos para ficar bebendo e apreciando a vista da Baía de Guanabara. Sem dúvida, um dos lugares mais agradáveis do Rio para se beber ao ar livre.

8.      Palaphita

Excelente restaurante e bar na beira da Lagoa, ideal para ir quando o sol estiver se pondo e ficar até a noite. A decoração é bem rústica, confortável e à meia-luz, muito agradável para casais. Sente-se nos sofás em frente a lagoa, aproveite a vista, bons drinks e um cardápio tipicamente amazônico.

9.      Casa da Suíça

Excelente opção para experimentar pratos tipicamente suíços preparados à mesa junto com um bom vinho. O ambiente é aconchegante, confortável e sofisticado, ótimo para um jantar romântico.

O restaurante fica na Glória, um pouco fora do circuito turístico, mas há serviço de manobrista e o atendimento é excelente e diferenciado, com atenção total ao cliente pelo maître e garçons.

O clima do restaurante combina mais com inverno, mas há pratos especiais no verão também. 

10.      Copacabana Palace SPA

Para fechar com chave de ouro reserve uma massagem para casalno SPA do Copacabana Palace e depois almoce no Restaurante Hotel Cipriani. 

Depois de visitar todos estes lugares, ficarão ainda mais apaixonados.

Compartilhe suas fotos conosco no instagram #wagneroliva

ENJOY!!

5 dicas para fazer fotos incríveis na sua lua de mel

                                 Tessa Barton Blogspot

                                Tessa Barton Blogspot

Muitas vezes a gente escolhe o destino ideal, está com a pessoa certa, no local certo, mas não consegue fazer o registro perfeito! Conseguiu se lembrar de um momento parecido? 

Pois é, pensando nisso, e para não perdemos mais nenhuma oportunidade, nós trazemos uma lista de dicas para fazer as melhores fotos na sua lua de mel. Confira abaixo as 5 dicas do nosso fotógrafo, Wagner Oliva, para tirar fotos incríveis:

1.  Escolha um lugar lindo 

Olhe através do visor de sua câmara e examine o cenário de fundo antes de pressionar o botão disparador. Movimente-se até eliminar tudo aquilo que possa desviar a atenção do assunto de sua foto. Experimente escolher como fundo o céu, a água ou a grama.

2. Idealize sua foto antes do clique

Uma boa foto não é apenas uma questão de conhecer os ajustes corretos da câmera. Você precisa compor as imagens como um profissional. Vá em "Ajustes / Fotos e Câmera" e ative a opção "Grade" para dividir a tela em uma grade de "3x3". Coloque o assunto principal da imagem na intersecção das linhas, em vez de no meio da tela.

Tome o cuidado de manter a câmera nivelada, horizonte inclinado é horrível na maioria dos casos e fique de olho no fundo para que nenhum objeto pareça estar “crescendo” na cabeça de alguém.

3. Utilize a água

A água pode ser um excelente aliado na sua fotografia. Em primeiro lugar cria um maior brilho na sua pele e cabelos. Aliás, uma pele molhada parece ser sempre mais bonita do que uma pele seca. Claro, um dos cuidados que deve ter é com o corpo. Se quiser que ele apareça, deve também ter cuidado com a pose.

 Foto The Blonde Abroad

Foto The Blonde Abroad

4. Selfie

Uma boa dica para selfie é posicionar a câmera por cima da sua cabeça. Desta forma pode sempre aproveitar para incluir outros assuntos a sua fotografia.

5 . Filtros

Ninguém gosta de ver fotos sem filtros e por isso use-os. Os filtros do Instagram podem ser uma boa ajuda, mas… às vezes não são insuficientes! Para soma ao instagram eu uso o Pixtr .

Beleza no casamento: Studio 55 Beauté

A noiva tem que estar e principalmente se sentir linda em seu casamento. A beleza é uma parte muito importante da produção do grande dia e essa função precisa ser deliberada para uma equipe profissional e competente. 

Foi assim que conhecemos o Studio 55 Beauté, formado por duas amigas, a Re e a Sylvinha, que têm o intuito de oferecer um atendimento impecável para a noiva, além de transformar o seu grande dia em um sonho realizado.  

As meninas afirmam que o mais importante é na maquiagem é a pessoa se sentir confortável e experimentar sempre, então pedimos algumas dicas de beleza no dia do casamento para a dupla.

Veja abaixo na nossa entrevista com o Studio.

Blog: Como surgiu o Studio 55 Beauté?

Studio 55 Beaute: Já trabalhávamos individualmente há 5 anos no mercado de beleza, e sempre trabalhamos de forma muito semelhante e com muita sintonia. Já nos conhecíamos a muito tempo e achamos que seria uma boa ideia juntar as forças. Dessa forma é mais fácil reter a cliente com a gente, atender um número maior de pessoas e também consolidar uma marca.

Blog: Quais são as inspirações de vocês?

Studio 55 Beaute: Hoje em dia o que não falta é inspiração na internet. Acompanhamos muitos blogs, instagram de profissionais que gostamos do trabalho, revistas de casamento, de moda.. Não temos apenas um canal onde buscamos inspiração, as vezes encontramos uma referência que gostamos em uma viagem e registramos. Estamos sempre com um olhar curioso e atento para isso.


Blog: Quais são as tendências de make em 2016?

Studio 55 Beaute: A pele super iluminada e viçosa, para dar um ar natural e saudável. Agora com o fim do verão a tendência é arriscar mais nas misturas de cores para os olhos, investir também em tons metálicos e delineador continua em alta, inclusive pode ousar no delineador duplo que foi referência em desfiles dessa temporada. A cor de batom mais indicada para esse inverno é o roxo. Lembrando que o mais importante na maquiagem é a pessoa se sentir confortável e experimentar sempre.

Blog: Quais as recomendações especiais para o cuidado de uma noiva?

Studio 55 Beaute: As recomendações especiais para a noiva é cuidar bem da pele e cabelos: se hidratar e não pegar demasiadamente sol para estar com uma pele saudável e neutra no grande dia. Não ousar muito na cor e no corte e evitar tratamentos de beleza que podem ser agressivos com pouco tempo antes do casamento. De resto o importante é que ela esteja se sentindo bem no dia com ela mesma.

Top 5 restaurantes românticos no Rio

Não vale deixar o jantar romântico só para as datas especiais, pois surpreender e encantar quem se ama é uma atividade diária. Podemos variar o menu, seja francês, italiano, oriental ou contemporânea, mas o mais importante é estar na companhia de alguém querido.

Para ajudar você na tarefa mais difícil fizemos uma seleção dos 5 restaurantes mais românticos no Rio:

Bistrô francês comandado pelo chef Rafael Erbs que já atuou com a talentosa Roberta Sudbrack. Localizado em um casarão dividido em dois ambientes, uma galeria de arte, e um jardim externo. Arte, sabor e romance ao ar livre e céu estrelado.

Untitled-1-1408x760.jpg

A primeira filial carioca do Gero, com tradição e sucesso paulistano. O cardápio desenvolvido por Rogério Fasano tem como base as receitas clássicas da culinária italiana. O clima aconchegante de tijolinhos e cadeiras de palha é arrebatado pelos aromas de dar água na boca que desfilam no salão.

Cozinha com afeto, personalidade e com fortes influências da gastronomia brasileira. Assinado pelo chef Pedro Artagão, que também comanda as casas Formidable e Cozinha Artagão. Impossível jantar e resistir ao famoso bolo de brigadeiro na sobremesa.

Vencedor do prêmio de melhor asiático, e o único oriental carioca a receber uma estrela na edição brasileira do Guia Michelin, responsabilidade que não é pra qualquer um, né? Localizado no charmoso Copacabana Palace, a cozinha conta com a visão do celebre chef Ken Hom e a direção do Chef Executivo Kazuo Harada. Uma viagem gastronômica pela Tailândia, Camboja, Malásia, Singapura, Coreia, Vietnã, China e Japão através de diversos temperos e saberes.

Bem no alto de Santa Teresa, o restaurante tem uma vista de tirar o fôlego ao entardecer. No menu encontram-se reinvenções de iguarias mineiras feitas pela chef Ana Castilho. Todos os pratos têm o toque e cuidado especial no uso de produtos orgânicos, frescos e sustentáveis.         A visita é obrigatória para quem quer se apaixonar também pela cidade do Rio de Janeiro.

E aí, ficou com água na boca? Já dá pra escolher qual vai ser a primeira parada, né?!

* Fotos divulgação restaurantes e Pinterest.

Pets no casamento

A cerimônia do casamento reúne familiares, amigos de infância, colegas do trabalho e por que não, os pets? Em um dia tão importante na vida dos noivos como o casamento, como inserir o melhor amigo do casal na festa?

Hoje em dia é cada vez mais comuns que os queridos animais de estimação participem da cerimônia. Claro, que um casamento no campo, ou que tenha um espaço aberto é mais fácil de administrar e menos estressante para os pets, mas é sim possível te-lo ao seu lado no grande dia.

Veja abaixo algumas maneiras do seu animal de estimação participar do evento:

  • Com plaquinhas 
  • Levando as alianças
  • Com as flores

Planejando o Casamento: N&J Organizadoras

                                   Foto Eduardo Ribas

                                 Foto Eduardo Ribas

Na nossa série "Planejando Casamento", conhecemos o trabalho das cerimonialistas, Nicole e Jaqueline. Confiram as dicas especiais para quem planeja se casar na entrevista.

Blog: Como foi o começo da trajetória de vocês?

N&J Organizadoras: O início foi de muito esforço para fazermos da N&J Organizadoras uma empresa de credibilidade no mercado. Estamos sempre buscando inovar com cursos para estarmos atualizadas e freqüentando os eventos ligados ao mercado de casamento e festas. Acreditamos que assim manteremos a qualidade da N&J Organizadoras.

Blog: Como surgiu o N&J Organizadoras?

N&J Organizadoras: A N&J surgiu do meu encontro com a Jaqueline em uma quadra de beach tênis. Eu já trabalhava no mercado de eventos há uns oito anos e a Jaque era diretora de uma estatal aqui no Rio de Janeiro.

Blog: Para vocês qual a importância do trabalho de um cerimonialista?

N&J Organizadoras: O tão esperado dia do casamento é um dos momentos mais importantes da vida dos noivos, e tamanha emoção que pressupõe que os preparativos para sua celebração devem sair perfeitamente dentro do planejado e, principalmente, ao gosto do casal. Para que esse sonho se torne uma feliz realidade trabalha o serviço de cerimonial de casamento, realizado por uma empresa especializada em gerenciar opções e decisões dos noivos e fazer tudo ser perfeito sem que os grandes protagonistas da festa tenham que se desdobrar e possam apenas curtir o momento. Comparo a cerimonialista ao maestro de um casamento.

Blog: Como costuma ser o processo e a organização de um casamento?

N&J Organizadoras: A organização de casamento costuma ser uma tarefa muito fácil quando você tem uma boa cerimonialista, senão a organização passa a ser mais complicada, mas também não precisa se desesperar. O segredo, na verdade, é não deixar nada para cima da hora e fazer os planos parcialmente, de forma que cada um possa ser curtido como merecem os noivos. Dá para organizar tudo com calma e o processo pode ser, inclusive, uma grande diversão para os noivos e familiares.

Blog: Quais são as maiores dificuldades no preparativo de um casamento?

N&J Organizadoras: Uma das maiores dificuldades que os noivos encontram na organização de um casamento é a lista de convidados. Afinal, como decidir os convidados sem estourar o orçamento nem esquecer de ninguém? No nosso caso, quando não se tem muito tempo, conseguir os profissionais de confiança para realização do evento.

Blog: Quais suas dicas especiais para quem está planejando o casamento agora?  

N&J Organizadoras: Contrate uma cerimonialista para ajudar na realização do casamento. Se o orçamento não estiver alto contrate a cerimonialista pelo menos para o dia do evento.

Blog: Quais as principais apostas do mundo do casamento no ano de 2016?

N&J Organizadoras: A principal aposta é personalizar a cerimônia de um jeito único e especial que traduz o casal.