Dicas para escolher o seu fotógrafo de casamento

Como escolher o fotógrafo do seu casamento? Vou lhe ajudar nessa etapa importante, o registro da sua festa mais cara.

Viabilizar o projeto casamento não é uma tarefa das mais fáceis, embora exista prazer em cada etapa das escolhas. Agora, para a maioria, eleger o fotógrafo de casamento para registrar esse momento é uma “tortura”.

Como escolher o fotografo de casamento certo?

Avaliar os trabalhos anteriores, conhecer o espaço do profissional, ver se ele tem cursos e formação na área, enfim, colher informações para saber quem você está contratando. Vale ressaltar que é muito importante também identificar-se com o profissional. Veja se vocês estão na mesma sintonia, na mesma energia. Pois esse profissional vai fazer parte de um momento muito importante da sua vida. Aliás, ele vai conhecer e participar da sua vida.

É mais seguro fazer fotos posadas ou apostar no fotojornalismo?

A mescla dos dois é importante. Isso por que nem todos os casais querem todas as fotos no estilo jornalístico, já que se trata de alguns momentos onde é possível pegar “caras e bocas” e expressões diferentes, que podem não agradar ao longo dos anos futuros. E tudo no mesmo ritmo pode cansar um pouco.  Para o álbum é legal ter as posadas, por ser um modelo de sucesso testado por geração.

Qual critério devemos ter para escolher as fotos para o álbum?

O álbum é para contar a história do casamento, ou seja, os melhores momentos.  Então, ao escolher as fotos é bom observar estes detalhes: o making of, a cerimônia, a festa e tudo mais que os noivos acharem marcantes. Não existe uma obrigatoriedade na escolha, você seleciona conforme o seu estilo e como você se vê na foto. O importante é não deixar de fora o que agrada aos noivos. Cabe ao fotografo de casamento criar um álbum perfeito respeitando as boas praticas de estética e design.

O que fazer quando o casal é muito tímido?

O fotógrafo de casamento precisa arranjar uma maneira, profissional de ser íntimo do casal, desta forma as fotos naturalmente belas aparecem. O fotografo não deve ser um “palhaço”, ele deve ser uma pessoa que saiba encantar as pessoas com suas atitudes, fazendo com que o casal se sinta seguro. Eu brinco, com os casais que converso dizendo que a foto começa no primeiro contato, pois é nesta hora a primeira oportunidade de buscar a essência do casal. O resultado final é surpreendente, porque são nos momentos em que eles não viram que saem as melhores imagens. Um fotografo profissional de casamento tem que ter este comando sobre as cenas.

fotografo de casamento RJ-1.jpg

 

Curadoria das fotos?

Na edição constam as cenas que se tratam da divisão de todo o evento. Dentro das cenas há os melhores momentos, mas também tem a cerimônia na íntegra. Então, as imagens que poderá ver, será a parte que você desejar. Somente os melhores momentos ou íntegra. O fotógrafo de casamento tem que ser capaz de lhe entregar os produtos de forma organizada e de fácil acesso.

Quantos fotógrafos são recomendados contratar?

No mínimo dois fotógrafos de casamento. A ocasião é especial e cheia de detalhes, portanto, merece que nada seja perdido.

Devemos colocar somente fotos do casamento no álbum ou também das sessões de E-Session e Trash the Dress?

Normalmente, as fotos do e-session são utilizadas para livro de assinaturas, quadros, banner, lembrancinhas ou retrospectiva hora da festa. No álbum de casamento o comum é somente as fotos do dia do casamento, desde o making of até a festa.  Mas nada impede o casal ter um álbum de fotografia para as outras sessões, pois as fotos podem ser distribuídas e separadas por álbum.

O fotógrafo de casamento tem que lhe passar segurança, não somente através da retórica, mas lhe apresentando fatos que possam comprovar sua experiência.